Arco8tv

Loading...

Tuesday, November 10, 2015

"Namoros rápidos remetem a uma solidão maior"


No proximo sábado a Arco 8 tem a honra de receber e partilhar a exposição "Namoros rápidos remetem a uma solidão maior" da artista Paula Mota, 
O evento terá honras sonoras com os ilustres PMDS, Flip e Tape. 

   "O diálogo, na antiga tradição grega de que somos herdeiros, remete para um confronto de perspectivas – éticas, políticas, filosóficas ou estéticas – que busca uma síntese; e é essa síntese que torna possível a clarificação da essência materializada no conceito, no logos.
  Se nos colocarmos no horizonte da obra pictórica, na experiência estética que o sujeito realiza no confronto com a obra, esse diálogo acontece narelação de dois pólos: o sujeito que experiencia a obra e ela mesma, enquanto voz de um outro.
  A experiência-diálogo que permite a intuição material dessa relação fundamental que a obra é com o mundo, reinventando mundos, é reforçada, nos trabalhos de Paula Mota que agora se expõem, pela opção da artista pelo díptico.
  Temos, assim, um diálogo no interior da própria obra, patente no frente a frente de duas imagens, num movimento dinâmico que permite, por vezes, a invasão vegetal da imagem que está fora, em frente ou ao lado. 

  E é essa invasão, a de uma natureza viva que suscita a anulação do silêncio nos cinzentos das personagens figuradas, que, em última instância, estas montagens cenográficas nos oferecem."
  António A. Martins _ outubro de 2015

No comments: