Wednesday, July 18, 2018

PMDS + TAPE


PMDS é um projecto de música electrónica ambient / techno / experimental pelas mãos de Pedro Sousa e Filipe Caetano. O primeiro com formação clássica em piano, o segundo com muitos quilómetros de pistas de dança, ambos com uma paixão (des)controlada por equipamento analógico, sintetizadores e gadgets que só outros freaks semelhantes conhecerão. 

Ao vivo pegam em parte desse arsenal e fazem questão de fazer uma viagem sónica ao subconsciente, às memórias desvanecidas, ao pensamento abstrato, tocando e manipulando os instrumentos no momento, sem rede, permitindo acontecer algo cada vez mais raro em concertos - o erro humano. É essa dose de improviso faz com que cada concerto tome caminhos diferentes, muitas vezes desconhecidos aos próprios intervenientes. Pedro Sousa tem como base o seu piano, caracteristicamente envolvido de delays e reverbs, acompanhado de sintetizadores e instrumentos eletroacústicos que construiu. Manter tudo no tempo, baterias e baixos, são a responsabilidade de Filipe Caetano, não tratasse ele os BPMs por tu.

As influências são diversas mas não dispersas, sendo perceptível o gosto pela electrónica alemã dos anos 70 como Tangerine Dream, os trabalhos para cinema de Peter Gabriel e Trent Reznor ou musicalidade vinda de artistas como Air, Nils Frahm ou Jon Hopkins. 

O Arco8 foi desde o início o estaleiro, o ground control para viagens do projeto, voltando uma vez mais a casa e a nova jornada, desta vez em formato duplo, com uma sessão às 23:30h e outras à 01:30h.


Entrada 5€

No comments: